InícioOutrosComo tirar um passaporte: guia completo e passo a passo

Como tirar um passaporte: guia completo e passo a passo

Já está contando as horas para realizar a tão sonhada viagem internacional e não sabe como tirar um passaporte brasileiro? É fundamental deixar tudo organizado, para que ela seja um sucesso. Ou seja, primeiro de tudo, você deve estar com a documentação em dia.

Mas não se preocupe, afinal estamos aqui para te ajudar. Certamente você já sabe que ele te permite passar pelas fronteiras e conhecer novos ares. Então, veja como tirar passaporte brasileiro nesse guia completo!

Para que tirar o passaporte

Se você vai fazer qualquer viagem para fora do Brasil, é importante – as vezes essencial – tirar o passaporte. Isso porque, além de ser um documento internacional de identificação, também é exigência em diversos países. Como tirar passaporte brasileiro é bem simples, porém requer tempo, vale a pena fazer logo.

Em outras palavras, ter logo seu passaporte em mãos é uma forma segura de manter a sua mobilidade internacional. Afinal, há países como o Paraguai que não exigem sua apresentação, mas a grande maioria exige passaporte e as vezes, até visto.

Como sempre, a Natal Viagens deixa suas férias mais tranquilas, ensinando como tirar passaporte brasileiro. Aqui, você vai encontrar o passo a passo de como tirar um passaporte, os links oficiais e dicas para que dê tudo certo na sua viagem internacional.

Como tirar um passaporte

Para tirar o seu tão esperado passaporte é bem simples e não precisa nem mesmo tirar foto antecipadamente (se maior que 5 anos), mas preste atenção aos detalhes. Afinal, você não quer ter que remarcar a emissão por causa de um detalhe que poderia ser evitado.

Para tirar um passaporte, você precisa primeiro de tudo, fazer a solicitação online, no site da Polícia Federal (não se preocupe, vamos deixar todos os links para facilitar o processo, no passo a passo). Lá, você vai baixar o pdf para pagamento da taxa e marcar a parte presencial.

Quando estiver na Polícia Federal, vão tirar suas digitais (tudo limpinho, sem aquela tinta preta jurássica), fotos digitais para o pagamento e analisar os documentos. Então, vão te dar a data de retorno para buscar.

Tirar um passaporte é simples, apesar de ter algumas etapas. Então, acompanhe o passo a passo, para deixar tudo perfeito para sua viagem!

Se precisar de mais orientações para sua viagem, fale com a gente no WhatsApp!

Como tirar passaporte brasileiro passo a passo

Aprenda aqui o passo a passo de como tirar passaporte brasileiro de forma simples e organizada. Além dos links oficiais para a emissão do passaporte, você também vai encontrar a lista de documentos e tudo o que é necessário em todo o processo.

Primeiros passos de como tirar um passaporte

A primeira coisa que você tem que fazer para emitir o passaporte é organizar todos os documentos. O ideal é colocar tudo em uma única pasta, física mesmo, pois terá que levá-los até a Polícia Federal.

Todas as cópias devem ser autenticadas. Verifique o estado da sua carteira de identidade, pois não serão aceitos RGs danificados ou muito antigos (mais de 10 anos). Pode ser então que você precise refazer esse documento, antes de viajar.

Além disso, a Polícia Federal exigem alguns outros pontos, veja quais são:

  • Ser brasileiro;
  • Ter título de eleitor, para pessoas entre 18 e 70 anos;
  • Ter votado, pago a multa ou justificado na última eleição;
  • Estar quite com o Serviço Militar, se for do sexo masculino e com idade entre 19 e 45 anos;
  • Não ser procurado pela Justiça ou impedido de deixar o Brasil.

Tudo pronto para começar? Então vamos ver a lista de documentos necessários para tirar seu passaporte.

Documentos exigidos para passaporte brasileiro

Todos os documentos devem estar legíveis, sem vincos que dificultem a leitura ou borrões. Como já foi dito, nesses casos será necessário solicitar um novo. No preenchimento online, você não precisa apresentar documentos, somente quando for na Polícia Federal.

Veja então quais são os documentos gerais necessários para tirar o passaporte brasileiro:

  • Documento de identificação em bom estado de conservação;
  • Passaporte anterior, se for o caso de já ter tirado;
  • Se menor de 18 anos, autorização para emissão de passaporte;
  • Foto 5×7 com fundo branco e sem data, apenas para menores de 5 anos;
  • Em caso de pessoas que mudaram o nome (casamento ou solicitação), levar todas as certidões;
  • Apresentar comprovante de situação eleitoral regular;
  • Também deve levar o comprovante de situação regular com o serviço militar;
  • Por fim, reserve também o comprovante de pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), emitido no momento do preenchimento do formulário no site da Polícia Federal.

Preenchendo o formulário da Polícia Federal

Para preencher o formulário, basta entrar no site da Polícia Federal e solicitar o mesmo. Essa etapa é feita totalmente online e não precisa marcar horário. Siga os passos para poder emitir a GRU e dar andamento ao seu processo para tirar o passaporte.

A primeira tela vai pedir seus dados pessoais. Se você se casou ou mudou de nome por outra razão, digite o nome antigo também. Se não for o seu caso, basta deixar em branco. Clique em próximo.

Agora, vem a etapa documental, onve você vai precisar digitar uma infinidade de números e atestar que está em dia com suas obrigações eleitorais e militares. Não se preocupe, pois ainda não tem que apresentar nenhum documento, só presencialmente, na PF.

Depois de clicar em próximo, vem a etapa dos dados complementares, onde fica o campo detalhado para a autorização de viagens para menor. Na próxima tela, ficam acessíveis os locais de atendimento, onde você deve escolher uma cidade próxima a você.

Pronto! Finalmente está tudo salvo, então basta imprimir a GRU no valor de R$257,25 para o comum. Por outro lado, o valor passa para R$334,42, caso seja o de emergência. Se preferir, pode salvar o pdf ao invés de imprimir, caso vá fazer o pagamento online.

Como pagar a GRU do passaporte e agendar a data

Para pagar a GRU e finalmente tirar o passaporte, é muito simples. Você pode fazer isso online, pelo seu internet banking. Alem disso, pode pagar presencialmente em qualquer caixa eletrônico ou de banco. Se preferir, pode também fazer o pagamento em casas lotéricas.

Com a GRU paga em mãos, já pode agendar a data de apresentação dos documentos na Polícia Federal. Basta acessar o site, na área de agendamento,. Em seguida, escolha o melhor local e horário para você fazer essa etapa da emissão do passaporte.

Fazendo a biometria e análise na Polícia Federal

Na data marcada, leve toda a documentação solicitada em uma pasta ou envelope. Confira se está tudo legível e se as cópias estão autenticadas. Leve também os originais, por garantia. Se apresente no guichê de atendimento, pegue sua senha e aguarde.

Em seguida, você vai para a análise documental. Estando tudo ok, passa para a biometria, tirando sua foto e registrando as digitais. Da mesma forma que a foto tradicional, você deve usar roupas que cubram o ombro, além de deixar as orelhas expostas. Por outro lado, tome cuidado com a vestimenta, pois não pode usar bermuda, short ou roupas curtas na PF.

Apesar de tantos passos, todo o processo é digital e bem rápido. No entanto, pode ser que em algumas localidades, seja difícil encontrar datas próximas para marcação. Portanto, faça a reserva da data o quanto antes. Certamente, vai valer a pena o esforço.

Retirada do passaporte brasileiro

Depois disso tudo, vem a melhor parte: retirar seu passaporte na Polícia Federal. O mais importante é ter atenção à data. Certamente, você vai se lembrar de levar a identidade e o comprovante entregue a você, para retirada do documento. Viu como tirar um passaporte é simples?

Acima de tudo, não deixe para retirar de última hora. Afinal, a PF te dá um prazo de até 90 dias para retirada. Depois disso, ele se torna inválido e você vai ter que refazer todo o processo. Ou seja, o ideal é buscar o quanto antes.

Se quiser acompanhar o andamento do seu processo, basta verificar online. Isso porque o site da Polícia Federal disponibiliza uma área para consulta da solicitação do passaporte. Assim que estiver liberado, pode finalmente ter seu passaporte em mãos!

Se tiver alguma dúvida sobre o processo de como tirar um passaporte brasileiro, entre em contato com nossos agentes! Eles são especialistas em fazer da sua viagem, a melhor experiência da sua vida e vão te orientar no que for preciso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conteúdos mais lidos

spot_img